quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Poesia Práxis / Poesia Social (1950/1960)

 Poesia Práxis

 Poesia Práxis - O livros Lavra-lavra (1962) marcou o aparecimento de uma outra tendência na poesia moderna brasileira: Práxis.
 Seu autor e principal representante, o poeta Mário Chamie, assim explica as características desse movimento: "opõe à palavra-coisa, do Concretismo, a palavra energia; não considera o poema como um 'objeto' estático e fechado e sim como um 'produto' dinâmico, passível de transformação pela influência ou manipulação do leitor".
 Ligando a palavra e o contexto extralinguístico, a poesia Práxis estabelece uma ponte entre o poeta e a vida social, como o próprio Mário Chamie declarou: "o ato de compor implica, acima de tudo, na tomada de consciência de um projeto semântico. Isto é: o poeta, ao elaborar um poema, não deveria prender-se a esquemas formais predeterminados, deixando de lado a realidade viva e o significado humano daquilo sobre  que o que ou em função do que escrevia".
 Em 1962 foi o lançamento da revista Praxis, que reunia artigos e textos criativos do grupo que, além de Mário Chamie, contava com Armando Freitas Filho, Yone G. Fonseca, Arnaldo Saraiva e outros.

 Outras características da poesia práxis:

  • Uso de neologismos
  • aspectos sonoros
  • termos estrangeiros
  • aspectos visuais
  • semântica dos vocábulos
  • poema objeto dinâmico
  • múltiplas leituras
  • dissidência do Concretismo
 Texto:

 Forca na força
--------------
 a palavra na boca
 na boca a palavra: força

 a forca da palavra força
 a palavra rolha fofa

 a rolha fofa sem força
 a palavra em folha solta

 a força da palavra forca
 a palavra de boca em boca

 na boca a palavra forca
 a palavra e sua força
 -----------------
 falar na era da forca
 calar na era da força

 na era de falar a forca
 calar na era de calar a boca

 na era de calar a boca
 a era de falar à força

 calar a força da boca com a forca
 falar a boca da forca com a força

 calar falar a palavra
 não na ira de era ida

 falar calar a palavra
 nesta ira de era viva

 calar a palavra na era ida da ira
 falar a palavra na viva era da vida
 ---------------
 mas a forca da palavra força
 : um cedilha em sua boca

                                                                                 (Mário Chamie. Objeto Selvagem)

 O poeta desenvolveu o texto por meio das permutações fonéticas e da exploração das possibilidades semânticas de algumas palavras-chaves, tais como: forca/força; rolha/folha; falar/calar; era/ira.
 Essas palavras constituem um campo semântico explorado pelo autor, que desenvolveu o poema a partir da constatação de que "na era de calar a boca" é "a era de falar à força".


 Outros poemas de Mário Chamie:



AGIOTAGEM 
um
dois
três
o juro:o prazo
o pôr / o cento / o mês / o ágio
p o r c e n t a g i o.

dez
cem
mil
o lucro:o dízimo
o ágio / a mora / a monta em péssimo

e m p r é s t i m o.

muito
nada
tudo
a quebra:a sobra
a monta / o pé / o cento / a quota

h a j a   n ota
agiota.

O TOLO E O SÁBIO

O sábio que há em você
não sabe o que sabe
o tolo que não se vê.

Sabe que não se vê
o tolo que não sabe
o que há de sábio em você.

Mas do tolo que há em você
não sabe o sábio que você vê.


 Poesia Social (1950/1960)

 Nas décadas de 50 e 60, principalmente, alguns poetas manifestaram-se contrários aos excessos de teorização e experimentalismo que caracterizavam a poesia de vanguarda.
 Propondo a volta à linguagem discursiva, num estilo simples e direto, esses poetas pretenderam representar, na poesia, o quotidiano sofrido do homem comum, os momentos difíceis da situação política; enfim, buscaram realizae uma arte mais facilmente comunicativa, que expressasse a posição do autor diante da vida e dos problemas imediatos.
 Dentre os autores que definiram por essa direção há, por exemplo, alguns que tinham participado, inicialmente, dos objetivos da geração de 45 (Geir Campos) e outros que se manifestaram nos anos seguintes (Tiago de Melo, Moacir Félix) e, sobretudo, Ferreira Gullar, que, tendo iniciado sua atividade como concretista, rompeu mais tarde com o grupo, aderindo à poesia social.

 Não há vagas

                                             O preço do feijão 
                                             não cabe no poema. O preço
                                             do arroz  
                                             não cabe no poema.

                                             Não cabem no poema
                                             a luz o telefone  
                                             a sonegação
                                             do leite
                                             da carne
                                             do açúcar
                                             do pão

                                            O funcionário público
                                            não cabe no poema
                                            com seu salário de fome
                                            sua vida fechada
                                            em arquivos.
                                            Como não cabe no poema
                                            o operário
                                            que esmerila seu dia de aço
                                            e carvão
                                            nas oficinas escuras

                                            - porque o poema, senhores,
                                              está fechado:
                                             "não há vagas"

                                             Só cabe no poema
                                             o homem sem estômago
                                             a mulher de nuvens
                                             a fruta sem preço
               O poema, senhores,
                                                            não fede
                                                            nem cheira.

                                           (Ferreira Gullar.Antologia Poética, Rio de Janeiro, Fontana)

 Verbo caber = assunto, abordagem do poema
 Sonegação = substantivo abstrato, tem valor de conteúdo moral (denúncia) e significa fraudar, furtar.
 A 1° estrofe tem ritmo liberado, irregular, as vírgulas de todos os versos foram extraídas. Estrutura em paralelo dos versos finais, com uso da preposição cadenciando o poema.
 Os sujeitos que não cabem no poema: o funcionário público e o operário.
 O funcionário público com a vida em recinto, fechada (vida burocratizada) é apenas um números nos fichários estatais.
 O operário ao esmerilar o seu "dia de aço" (difícil, duro), embora com um trabalho indispensável à sociedade, é sinônimo da invisbilidade.
 "- porque o poema senhores, está fechado". (ironia). O poema está insensível, indiferente.
 "Não há vagas": falta de oportunidade.
 O "homem sem estômago" = aquele que não se importa com as preocupações, não se volta para as questões básicas de subsistência.
 "mulher de nuvens" é a mulher idealizada, objeto de abstração, admirada nas formas se exposta na obra de arte. É ironização aos poetas parnasianos que são indiferentes à vida, ao quotidiano das pessoas comuns.
 Versos finais: O poema "não fede nem cheira" = o poema que idealiza a vida tanto faz existir ou não, é indiferente.
 O poema " Não há vagas", se refere à poesia do passado e do presente, o texto, como andamento metalinguístico, discute a própria poesia. Está se discutindo a função da poesia e para que ela serve.
 Mensagem: a poesia não deve deixar de abordar questões sociais, nela sim "há vagas" para os dramas diários.
 Sentido real da poesia: o contrário do que nele é dito.

                                                             Ferreira Gullar


 Subversiva


 A poesia
 Quando chega
 Não respeita nada.


 Nem pai nem mãe.
 Quando ela chega
 De qualquer de seus abismos


 Desconhece o Estado e a Sociedade Civil
 Infringe o Código de Águas
 Relincha


 Como puta
 Nova
 Em frente ao Palácio da Alvorada.


 E só depois
 Reconsidera: beija
 Nos olhos os que ganham mal
 Embala no colo
 Os que têm sede de felicidade
 E de justiça.


 E promete incendiar o país.


                                                                     (Ferreira Gullar)




                                                                

                                                                

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